sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

8 Meses!! Já??



Pois é minha gente, hoje completo 8 meses de gestação ou 35 semanas. É incrível como nossas sensações mudam ao longo dos meses.

Estou menos preocupada, mais confiante, mais relaxada só continuo ansiosa, mas até o foco da ansiedade mudou, hoje fico ansiosa para conhecer meu bebê, para trazê-la logo para casa (não que eu queira que ela venha antes da hora, quero mesmo é que o tempo acelere, rs). Vivo olhando o enxovalzinho dela, tá tão lindo (quando lavar e passar tudo, coloco umas fotos).

Muitas mudanças ocorreram no bebê e em mim. As mudanças físicas são óbvias e visíveis, mas também passei por mudanças emocionais. Transito entre a irritação e a calma numa questão de minutos, me distraio facilmente, sinto uma forte disposição para fazer as coisas e num outro momento sinto uma moleza, me sinto carente, sozinha, abandonada, rs. Vivo repetindo para Malu que ela vai ser minha companheirinha, já que o maridão trabalha durante o dia.

Alguns sintomas desse período que tenho apresentado:

1. Movimentos fetais fortes e regulares - Malu se mexe com tanta intensidade que minha barriga fica toda deformada, é muito engraçado e delicioso também;

2. Aumento da umidade vaginal (leucorreia) - Aff, esse corrimento me acompanhou durante toda a gravidez e dizem que agora no último mês, tende a piorar;

3. Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido - Engraçado que meu nariz vivia entupindo antes da gravidez, quando soube que na gravidez iria piorar, me desesperei, mas comigo aconteceu o contrário, meu nariz está se comportando direitinho;

4. Prisão de ventre - Continuo fazendo o 'número 2' (eca!) todos os dias, meu intestino nunca se comportou tão bem, mas tá meio duro, às vezes preciso fazer uma força extra, rs;

5. Azia e dificuldade de digestão - Não tenho sentido muita azia, mas percebo uma grande dificuldade de digestão, sobretudo à noite. Como uma besteirinha e fico horas com a sensação de empazinada, sem contar que os líquidos parecem querer voltar para a boca o todo tempo todo;

6. Cãimbras nas pernas - Continuo sentido aquelas que doem bastante, principalmente quando estou dormindo. É horrível;

7. Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos - Depende do meu comportamento. Anteontem por exemplo, fiquei o dia inteiro sentada fazendo um trabalho da facul, à noite meus pés estava terrivelmente inchados, como nunca estiveram.

8. Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura - Muita tontura, um desmaio e raras dores de cabeça (hoje acordei com ela...);

9. Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas - Apareceram uns vazinhos nas pernas, meus seios estão verdes de tantas veias. Mas não surgiram hemorróidas (graças à Deus);

10. Dores nas costas - Também depende de como me comportei durante o dia. Se faço algum esforço extra, ou fico numa posição desconfortável, fatalmente minhas costas doem;

11. Falta de ar e dificuldades para respirar - Até agora só senti um pouco disso ontem, mas sei que pode piorar a partir de agora;

12. Insônia - Não a tenho, porém tenho acordado muito cedinho;

13. Sensação de coceira no abdomen - Aff. Já dediquei um post a esse tema, sinto muita coceira, mas percebí que quando exagero no uso dos cremes e óleo, quase não sinto coceira;

14. Contrações de Braxton Hicks - Já sentí algumas vezes (eu acho, rs), também já dediquei um post a esse tema.

15. Colostro, que pode gotejar dos seios - Principalmente quando faço os exercícios, mas são só gotinhas mesmo, nunca jorrou.

De acordo com o site que compara o desenvolvimento do feto à vegetais, Malu hoje é um melão.

Comentários dos comentários


1. Juh - Pois é Juh, eu não merecia passar por essa!! Mas vou conversar com minha médica e torcer para que consiga os atestados. Quanto ao post da retrospectiva, que bom que vc gostou. Enquanto o escrevia, me emocionava lembrando de cada etapa...



2. Clau - Pois é amiga, a professora bem que podia se sensibilizar, afinal ela já passou por isso acho que duas vezes. Que bom que vc engravidou formada, pois é um sufoco viu? já estou imaginando como serão os próximos semestre... Mesmo assim acho que Malu está chegando na hora certa. E vc, 9 meses em jejum amiga? rs. Que bom que as complicações se limitaram às primeiras semanas e agora está tudo bem com vocês. Boa sorte no chá de fraldas, viu? vai dar tudo certo.


beijos

Um comentário:

Juh Sutti disse...

Tendo todos esse sintomas, fica mais do que clrao que esta tudo perfeito com vc rs...
Daqui a pouquissimo tempo vc terá a princesinha malu nos seus braços!!! Curte o barrigão hein
Bjus