sábado, 7 de novembro de 2009

Contrações de Braxton Hicks


Ultimamente tenho sentido umas contrações incômodas. Teve um dia em que a té fiquei preocupada, pensando: "será que Malu vai nascer de 7 meses?" Como fiquei com receio de ser algo mais sério, resolví ficar em repouso até que os tais incômodos passaram. Não liguei imediatamente para minha médica porque tinha ultra-sonografia marcada e alí poderia tirar todas as minhas dúvidas. Graças à Deus está rudo normal.

Contrações de Braxton Hicks, também chamadas de "contrações de treinamento" é um tipo de contração normal que acontece no útero durante toda a gravidez. Nos primeiros meses acontecem com pouca frequencia e intensidade, mas conforme os meses avançam elas se tornam mais perceptíveis.

Essas contrações não são dolorosas como as contrações do trabalho de parto (já pensou?), na verdade é como se nosso útero endurecesse e no meu caso, vem acompanhado de uma leve cólica. E não duram muito tempo, são só alguns minutinhos.
Elas são importantes porque preparam o útero para a atividade intensa do trabalho de parto. São as responsáveis por suavizar o colo do útero, incluindo o afinamento e o encurtamento dele, indispensáveis ao parto vaginal, além de exercitar todos os músculos que usaremos para expulsar o bebê.

O momento em que essas contrações ocorrem varia de mulher para mulher, mas elas podem ser percebidas durante toda a gravidez, mais precisamente a partir do terceiro mês. Às vezes a grávida pode até sentí-las mas não conseguem identificá-las e as descrevem como um leve incômodo. Mas elas ficam realmente mais intensas no terceiro trimestre.

E o porque desse nome? É em homenagem ao cientista que primeiro as descreveu em 1872.

Mudando de assunto

1. Estamos preparando as lembrancinhas do chá de fraldas de Malu. Quando ficarem prontas posto aqui para vocês verem. Estão ficando tão lindinhas. A parte gráfica quem prepara é meu irmão e a parte manual eu e Rui também vai ter que me ajudar... Mas é tão bom preparar as coisinhas para ela...

beijos

Comentários dos comentários

1.Vívian - Realmente, nossa maior felicidade é a confirmação de que os nossos bebês estão se desenvolvendo bem, perfeitinhos. Fico muito agradecida à Deus.

2. Aline - É verdade amiga. Nascendo nessa época, Malu terá liberdade para assumir seus cachos... Viva Helena (da novela das 8)!! rs, rs.

3. Tassyo - Primo, parece incrível, mas ela levanta a mãozinha parecendo que está dando tchauzinho mesmo... O quarto? Agora as coisas estão andando. Acho que o pintor termina seu serviço hoje, a porta já está no lugar... devagar a gente chega lá.

4. Priscila - Será que Malu vai ser tímida e viver fugindo dos flashs? Rs, rs. Espero que ela realmente queira o parto natural, porque é minha preferência e com a colaboração dela ficará tudo mais fácil não é?

5. Monalisa - (comentário em 'Eu ♥ Malu' e 'De hoje em diante só quero boas notícias') - ô amiga, continue orando por mim, viu? Gosto muito quando as pessoas dizem que se lembram de mim em suas orações. Me sinto mais tranquila.

2 comentários:

Clau disse...

Oi Leila, sabe que na quarta feira a tardinha eu e o marido fomos ao mercado e eu senti uma cólica ( tipo de arrepiar) durou um tempinho, chegamos em casa e logo passou, mas minha barriga não ficou dura!

Menina já pensou que daqui algum tempo vamos trocar dicas de papinha??

O tempo passa muito rápido!

Beijo grande

Juh Sutti disse...

Oi Leila!
Vi as fotos do utra da malu, ainnn da uma ansiedade pra ver o rostinho dela neh?? E ah essas contrações são perfeitamente normais,mas é interessante vc não se esforçar ta? (Sou Enfermeira rs...)
Bjus